quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Paragem

"Não consigo.

Tenho as mãos atadas aos pés... Correr não é possível e, mesmo a andar, o máximo que consigo é tropeçar em mim próprio, desequilibrar-me e cair. Escorregar naquilo que vejo mas de que não me desvio, e aterrar de cara no pó do meu caminho. Firo-me, sujo-me, inspiro a poeira, tusso, e recupero. Mas tudo continua na mesma. Não será depois de cair uma vez que conseguirei andar. Não será por aprender a andar de mãos atadas aos pés que conseguirei andar.

A salvação está em tirar os nós.

É dos nós que tenho que me livrar, não posso aprender a viver com eles... Eles não fazem parte de mim. Nem eu sou parte deles. São um desafio, uma tarefa como qualquer outra. A única maneira de conseguir correr é levantar-me e acelerar. Pode não ser a corrida mais rápida de sempre. Basta não parar, não travar. A cada minuto que parar, terei perdido mais um minuto. Mais um de tantos, de demais. A vida não espera por ninguém. E o medo de perder a boleia é demasiado destrutivo para que alguém o possa ter. Eu ganhei-o, porque falhei, porque quis, porque dava trabalho, porque isto, porque aquilo, porque não tinha forças, porque não era capaz, porque sou estúpido e derrotista. As únicas coisas que ganhei foram os vícios do pensamento cíclico e autodestrutivo.

A salvação está em encontrar a força.

Encontrar a paz interior, encontrando a força que a cada um é dada, à nascença, com a experiência, não sei. Mas todos temos uma. Que tem que ser encontrada, desenvolvida, e assegurada.

A perdição encontra-se nela mesmo.

O início da guerra é sempre com guerra. Enquanto não for travada, continuaremos sempre a perder-nos, interiormente, como pessoas, e exteriormente, como sociedade.

Encontra-te. Tenho que me encontrar. Sou capaz. Sei que sim."

Excerto de "O dia em que me perdi", um conto de Kaz'Ka Anush.


MFerreiro.

7 comentários:

  1. Posso criticar antes de começar a ler?

    ResponderEliminar
  2. não me apetece continuar..

    ResponderEliminar
  3. Deste-me 5 dias. Dou-te 3.
    Segunda-feira será um grande dia!
    Nunca desistas.
    Tua, Tata

    ResponderEliminar
  4. Chego quarta-feira. Espero ver aqui alguma novidade - boa.
    Beijinho grande,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Arranjo sempre maneira de fugir. Hoje e segunda-feira.

    ResponderEliminar
  6. Às vezes gostava de ter esta simplicidade a escrever,

    Yeti [a afilhada do afilhado]

    ResponderEliminar